Promessa do jiu-jitsu põe a “mão na massa” para poder competir em BH

Por: GloboEsporte.com
São Pedro, SP

thiagotavares01Uma das principais promessas do jiu-jitsu paulista, o jovem Thiago Tavares se prepara para mais uma competição. Em julho, nos dias 30 e 31, o lutador de 15 anos estará em Belo Horizonte para a quinta edição da Copa do Mundo, organizada pela Liga Brasileira de Jiu-Jitsu.

Antes de ir para o tatame, porém, a luta do jovem, promovido a categoria de faixa azul, é uma outra. Junto aos pais, ele usa a criatividade para viabilizar a carreira. Tavares precisa colocar a mão na massa e ajudar na produção de pizzas e comida caseira que são vendidas e, com o dinheiro arrecadado, consegue garantir a participação nas principais competições do esporte.

– Ter a ajuda dos meus pais e o apoio do pessoal me motivam bastante e é muito importante. Isso me dá força para que eu lute melhor. É pensar em levar medalha ao meu povo que tanto me ajuda – disse Tavares, que além das competições e do trabalho na cozinha, precisa se preocupar com estudos e treinos diários para manter o nível de disputa.

Tavares não se inibe ao planejar seus objetivos na carreira. O lutador, que estreou na categoria adulta do jiu-jitsu esse ano em um torneio realizado em Louveira, no interior de São Paulo, aponta dois sonhos: disputar e vencer os torneio mundiais na Califórnia e Abu Dhabi. Para tanto, aposta em uma preparação de longo prazo.

– Esses torneios são os meus sonhos. Para atingir, no entanto, quero fazer de uma maneira gradual. Morar no exterior para treinar de forma mais competitiva é uma das minhas opções. Tudo faz parte de um planejamento de longo prazo – falou Tavares.

Atual campeão da Copa do Mundo, organizada pela Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, mas na categoria juvenil, Tavares mira a conquista do bicampeonato, porém, desta vez competindo entre os adultos

– Eu vou lutar pra ser campeão. Estou treinando muito forte para isso. Vai ser muito bom lutar entre os adultos. Vou continuar treinando e abaixar o meu peso para cumprir esses objetivos – completou.

Em fase de preparação, Tavares divide-se entre seções de treinos em São Pedro, cidade em que nasceu e vive com os pais, com a atleta faixa preta Jaqueline Oliveira e também em Piracicaba. A meta de ter sucesso o faz contar, ainda, com o apoio de dois lutadores profissionais de jiu-jitsu.

thiagotavares